5 sacrifícios que todo empreendedor deve fazer

sacrifícios empreendedor

Muitas pessoas enxergam empreendedorismo como algo romântico, afinal é um ótimo objetivo de vida não ter mais chefe, controlar seus próprios ganhos, aplicar suas idéias criativas e ter um negócio para chamar de seu. Porém, empreender e abrir um estabelecimento do zero tem seu lado positivo, mas também é preciso pensar no lado negativo, para estar preparado para o que der e vier e não desistir facilmente diante das dificuldades.

Para você que deseja abrir uma loja de roupas, fizemos uma lista de 5 sacrifícios que todo empreendedor ou microempreendedor deve fazer ao começar um negócio.

1. Vida pessoal X trabalho

É inevitável: quando você abrir seu próprio negócio, sua vida pessoal vai se misturar com o trabalho. Se muitas vezes quando temos um emprego formal, já levamos trabalho e preocupações para casa, imagine quando é a sua loja.

É importante saber tirar um tempo para você e equilibrar bem cada esfera de sua vida, para não se esquecer de ter um tempo para se dedicar a sua saúde, vida social, família e entretenimento e acabar ficando estressado, fazendo com que o negócio com que você tanto sonhou se torne um pesadelo.

desafios de empreender

2. Sono

Com certeza seus hábitos de sono vão mudar. Seja porque ficou até tarde trabalhando no faturamento, conferindo estoque, porque acordou cedo para visitar fornecedores ou então porque está ansioso sobre o futuro da sua loja: seu sono vai mudar.

E por isso mesmo é bem importante separar a vida pessoal do trabalho, como falamos ali em cima, para que seu sono não seja tão prejudicado assim. Afinal, sono é saúde e descanso merecido dos trabalhadores.

3. Estabilidade

O empreendedorismo é um caminho instável, o que significa múltiplos desafios ao longo desse processo. É preciso ter em mente que, mesmo com um bom plano de marketing e de negócios para a sua nova loja, nada é garantido. Pode ser que você não tenha sucesso, e com certeza é preciso esperar alguns meses até que tudo esteja engrenado. E isso significa um tempo sem ter lucro diretamente para você, pois provavelmente o dinheiro terá que ser reinvestido em sua própria loja.

4. Renda

Esse tópico tem a ver com a estabilidade. É preciso estar consciente de que sua renda, nos primeiros vários meses após a abertura do seu negócio, será mínima ou nula. Em alguns momentos críticos, vários empreendedores acabam investindo dinheiro de seu próprio bolso em suas empresas para que tudo continue indo bem.

Esteja preparado: é preciso planejamento e economia de dinheiro antes de abrir sua loja, para garantir que você não tenha prejuízos nem vá à falência em pouco tempo. Mas veja o lado positivo: assim que seu negócio começar a dar lucros que ultrapassem os investimentos iniciais, você é quem decidirá qual será seu salário.

5. Conforto

Ser empreendedor significa sair da sua zona de conforto. Ou seja, ser responsável por uma empresa, tomar decisões difíceis, lidar com situações desagradáveis, aprender a negociar, lidar com funcionários e clientes… Os desafios não ficam mais fáceis, mas você pode encará-los com confiança e aprender a controlar todos, ficando cada vez mais experiente.

sacrifícios do empreendedor

Não se sinta intimidado com tantos desafios!

Lembre-se de seus objetivos e recompensas que terá a longo prazo. Mantenha-se com a mente em seu foco original, adaptando-se quando necessário para não ficar engessado em um modelo ultrapassado. Não tenha medo de seguir o seu sonho, mesmo se isso signifique abrir mão de algumas coisas e enfrentar os sacrifícios que todo empreendedor deve fazer!

(Imagens: Reprodução)

5 sacrifícios que todo empreendedor deve fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo