7 Dicas para atrair clientes gastando pouco

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Agora que você já tirou seu negócio do papel e o colocou em funcionamento, deve estar se perguntando: o que devo fazer para atrair e fidelizar cada vez mais clientes nesse mercado tão competitivo? Como posso melhorar as vendas e obter mais lucro no meu varejo? O que é possível fazer gastando pouco para garantir uma clientela satisfeita e um negócio próspero?

Abaixo separamos 7 dicas para que seu cliente de cada dia nunca falte:

1 – Entenda o perfil do seu cliente

Busque garimpar informações através de um bate papo, questionário ou por e-mail, conhecer o estilo de vida do seu cliente, ou seja, com o que ele gasta seu tempo e dinheiro, o que o motiva, idade, profissão, onde reside, entre outros. Obtendo essas informações, você será capaz de reconhecer perfis diferentes e dividi-los em categorias, isso irá auxiliá-lo a conduzir as estratégias certas para atingir cada perfil.

2 – Defina a área de atuação do seu negócio

Fique atento ao gasto excessivo de dinheiro com pessoas distantes da sua área de atuação. Esse tipo de cliente, só irá se deslocar até a sua loja se valer muitíssimo à pena, caso contrário, irá procurar opções mais próximas da sua casa e trabalho. Invista na propaganda local, pois além de ser mais eficiente, os custos tendem a diminuir.

3 – Acerte na mensagem

A comunicação é fundamental! Aquilo que deseja transmitir para o seu cliente deve priorizar seus pontos fortes, aquilo que sua empresa faz ou tem de melhor. Fale de forma clara e natural e somente o que eles precisam ouvir, sem enrolação. Não esqueça que para cada perfil / categoria de clientes, é necessário comunicar de forma diferente, ok? Você pode utilizar estatísticas, depoimentos, vídeos e por aí vai!

4 – Promova eventos simples

Você pode criar eventos, como palestras e coquetéis e pedir para que seus atuais clientes levem amigos. Para não passar a impressão de que está apenas fazendo uma jogada de marketing, ofereça algo construtivo, como por exemplo, um especialista parceiro para falar de um produto novo, divulgar um vídeo institucional ou fazer uma exposição sobre a sua loja. Fique atenta a decoração, ofereça brindes, use e abuse da sua criatividade!

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5 – Una-se a outras empresas

Fazer parceria com empresas que possam conseguir novos clientes pra você e vice-versa é uma estratégia barata. Em alguns modelos de parceria, você só tem efetivamente um custo se fechar algum negócio. Outro modelo de parceria são as promoções feitas entre negócios que se complementam, ou seja, que têm o mesmo público-alvo, mas produtos diferentes. Por exemplo, uma loja de roupas infantis e outra de sapatos podem fazer um folheto juntas, diminuindo os custos para ambas, havendo divulgação em dois ambientes.

6 – Favoreça a interatividade

Promova a interatividade do seu cliente com a marca, quanto mais isso acontecer, melhor. Você pode permitir que seu cliente tire fotos com a roupa escolhida na própria loja e encaminhe para um amigo, aguarde a aprovação e conclua a compra. Essa ferramenta amplia o e-mail marketing e também faz com que você conheça melhor seu público, praticamente sem nenhum custo.

7 – Invista em marketing digital

É possível atrair clientes potenciais através do marketing digital com baixo custo ou até sem custo algum. Invista em um bom site e explore as redes sociais! Esse meio lhe permite expor seus produtos, criar promoções e dialogar com os consumidores. Você pode fazer sorteios, criar cupons promocionais e oferecer descontos especiais as pessoas que indicarem outros clientes, isso permite uma maior aproximação com seu público.
Estamos aqui na torcida pelo sucesso da sua empresa com a aquisição de novos clientes. Aproveitem nossas dicas!

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