Aprenda como funciona o poder de persuasão e aumente suas vendas.

vender mais

Aqui no blog da Paulimar sempre damos dicas valiosas para os revendedores e lojistas, seja para ajudar na decoração da loja e vitrines, seja na área de vendas, tendências de moda ou outras curiosidades do mercado de moda infanto-juvenil. Hoje, pegamos dicas ótimas com o psicólogo Robert Cialdini, que estudou a fundo e cientificamente como funciona o poder de persuasão. Vamos aprender com ele?

técnicas de persuasão

Basicamente, ele dividiu essa habilidade em 6 pilares, que podem ser estudados e usados como um roteiro por você e seus funcionários e facilitar para que você aumente suas vendas através de técnicas de persuasão. São eles:

Reciprocidade

Se você ganhou um brinde após fazer uma compra em determinada loja, você automaticamente passa a considerar mais aquela loja, mesmo que inconscientemente e independente da faixa de preços entre ela e outras lojas do mesmo setor.

Escassez

A melhor maneira de aumentar o interesse das pessoas por um produto não é apenas falando de suas qualidades e funções, mas sim falar que ele está com pouco estoque. Mesmo não precisando urgentemente daquilo, seu cliente vai querer garantir a compra para não se arrepender futuramente, pois o produto pode esgotar.

Autoridade

Nada como conhecer bem o produto que você está vendendo! Além disso, é importante citar fontes conhecidas e confiáveis para aumentar a autoridade da informação. Por exemplo, falar que tal peça é boa pois é feita com um tipo de tecido é bom, mas é melhor ainda citar que tal informação apareceu em pesquisas, notícias, etc.

Consenso

As pessoas são impulsionadas a agir de acordo com o que a maioria faz. Ou seja, são facilmente convencidas ao perceber que alguma coisa é tendência, que todo mundo está usando. Percebeu como agir? Experimente citar que tal produto é campeão de vendas, que todos os clientes estão pedindo por ele. Automaticamente o cliente passará a ver o produto com outros olhos e se interessar mais por ele. Afinal, se todo mundo gosta tanto é porque realmente deve ser muito bom.

poder de persuasão

Afinidade

Um vendedor que se aproxima indo direto ao assunto da venda tem menos chances de conseguir concluí-la do que um vendedor que se mostra genuinamente interessado no que o consumidor tem a dizer. Não é muito difícil resolver isso: antes de começar a venda, puxe assunto com o cliente, tente bater um papo, seja simpático e casual, e tente levar a conversa para a venda em si. Você vai ver como ele vai se sentir mais à vontade com sua presença e ficará mais suscetível a aceitar o que você oferecer.

Vale lembrar que o poder de persuasão não é algo que as pessoas nascem sabendo. É possível estudar o assunto e praticar, testando para descobrir o que funciona melhor em sua loja e com seu tipo de público. Preparado? Conte com nossa ajuda e boas vendas!

(Imagens: Reprodução)

Aprenda como funciona o poder de persuasão e aumente suas vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo