Aprenda já a diminuir a inadimplência em sua loja e saia do prejuízo!

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Você pode ter aberto sua loja há pouco tempo, ou até ser uma loja com bastante experiência de mercado, mas uma coisa é fato: você tem pelo menos um cliente devedor. Além de gerar situações desconfortáveis e estressantes, esse tipo de problema pode se acumular e ficar sem controle, gerando prejuízos para o seu negócio. Por isso, uma das tarefas importantes dos empreendedores é diminuir a inadimplência dos seus clientes.

como evitar inadimplencia

Algumas atitudes são recomendadas:

Prevenção

É a melhor maneira de evitar cair na armadilha de um cliente mal pagador! Você pode tomar algumas precauções para diminuir a inadimplência, como:

  • Solicitar uma análise de crédito, que oferece serviços como histórico de cheques sem fundo, sustados e roubados, pendências de pagamentos e protestos.
  • Manter um cadastro de todos os seus clientes sempre atualizado, para poder checar o histórico do pagamento deles. É importante fazer anotações detalhadas, para conseguir separar clientes que sempre atrasam dos que tiveram esse imprevisto apenas uma vez.
  • Baseado nesse cadastro de clientes, é possível criar diferentes métodos de pagamento disponíveis para cada tipo de cliente. Sua loja permite parcelar em até 10x? Faça com que os clientes que atrasarem o pagamento só possam parcelar em até 3x. O inverso também é bom: “premie” bons clientes. Pagou antecipado? Conceda um desconto. O cliente ficará feliz e se sentirá estimulado a pagar antes do prazo.

Resolução

Caso você não consiga evitar e o seu cliente chegar a ficar devendo para sua loja, agora é hora de remediar. Lembre-se: quanto maior o atraso, menor a chance de o cliente pagar a dívida. Portanto, é importante cobrá-lo desde o primeiro dia de atraso e sempre lembrá-lo da dívida.

Se essa situação se estender por muito tempo e, após conversas e avisos o cliente realmente não pagar a dívida, talvez seja melhor renegociá-la e oferecer um desconto, pois melhor receber apenas uma parte do pagamento do que não receber nada.

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(Imagens: Reprodução)

Aprenda já a diminuir a inadimplência em sua loja e saia do prejuízo!

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