Coaching: como ser um bom líder na sua empresa

como ser um bom lider

Antes de mostrarmos como ser um bom líder, é necessário entender o que significa ter liderança. Empreendedores, ao assumirem uma posição de comando, precisam prezar pelo cumprimento de certos processos, metas e políticas da empresa. Ao mesmo tempo, precisam inspirar, guiar os funcionários rumo ao crescimento e motivá-los, seja com benefícios, prêmios e outras recompensas ou com reconhecimento de seus trabalhos, para que todos participem dos resultados que ajudaram a construir.

Resumidamente, é a pessoa que vai inspirar seus funcionários. Ter um líder e não um chefe torna o trabalho mais prazeroso e produtivo, e como consequência traz maior crescimento para a empresa. Liderar não é apenas estar à frente de uma equipe, mas ser seguido por ela, é ter liderança e motivação.

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Avalie se você se enquadra nessas competências e habilidades para ser um bom líder e melhorar suas vendas:

  • Autoestima e autoconfiança;
  • Determinação;
  • Comunicação;
  •  Inteligência emocional;
  • Perspectiva;
  • Credibilidade;
  • Persuasão ou influência;
  • Atitude proativa.

 

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Ser líder, na prática, não é tão simples como parece, mas mostraremos algumas atitudes que você deve desenvolver para unir a sua equipe e conquistar as metas traçadas:

Ter autoconhecimento:

Esteja consciente de seu caráter, de seus valores, de seus pontos fortes e suas deficiências, para se sentir confortável consigo mesmo para poder liderar uma empresa e por conseguinte, não se sentir eticamente comprometido.

Um olhar mais profundo para o ser humano:

Uma empresa pode somente oferecer remuneração e benefícios básicos para sobreviver, mas o diferencial é oferecer também bom relacionamento, sonhos, envolvimento, emoções. Porque lidar com pessoas envolve o ser e o ser precisa de outras motivações, além do dinheiro em si.

Não pensar apenas no resultado:

Não adianta fazer com que seus funcionários trabalhem horas a mais, ser desrespeitoso, pensando que assim alcançarão suas metas e resultados. É preciso estimular a cooperação, as metas precisam ter um propósito, junto com um ambiente que estimule o desenvolvimento da equipe.

Delegar tarefas:

Delegar funções e projetos aos seus funcionários não só demonstra sua confiança neles para entregar resultados, como te deixa livre para focar nas suas tarefas, que são suas prioridades. Mas cuidado, não adianta de nada delegar tarefas se a pessoa não tem a habilidade para tal, pois não será produtivo para ambas as partes: é preciso ter certeza de que a pessoa selecionada é a mais adequada para desempenhar determinada função.

Analisar os pontos positivos e negativos de seus funcionários:

Complementado o item anterior, um bom líder, além de conhecer os talentos de seus liderados, sabe como usá-los e equilibrá-los com as necessidades de cada um.

Realizar reuniões de acompanhamento:

Em todas essas reuniões, que precisam ser frequentes, devem ser acompanhadas as metas, passadas novas diretrizes da empresa e feitos planos de ação referentes a novos projetos.

Fazer e receber feedbacks:

Promover esse tipo de análise faz bem aos funcionários e aos líderes, pois assim podem saber seus pontos positivos, o que os tornará mais motivados, e os negativos, para saber o que pode ser melhorado.  Fazer ou receber um feedback é mostrar que o que foi dito pode ser usado para que o funcionário ou líder se torne melhor no que faz ou se torne uma pessoa melhor no geral.

Lembre-se que ser um bom líder não significa nascer com um dom e sim estudar, fazer e participar de cursos e batalhar muito para alcançar esse status.

(Imagens: Reprodução)

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