Como escolher um nome para sua loja

nome para loja

A escolha de um nome para sua loja é uma parte importantíssima do processo de abertura de um novo negócio. Afinal, o nome dela irá fazer parte da construção de sua identidade e influencia na maneira como o cliente vê o seu negócio. Através apenas do nome, pode ser possível identificar a imagem que sua loja passa, qual o ramo de atuação dela (o que é vendido) e o posicionamento adotado (qual o público-alvo, faixa de preços, etc). Viu como um bom nome é importante?

nome da marca

O processo de escolha de um nome para uma marca é tão importante que inclusive existem especialistas nessa área: os especialistas em naming. Se você não pretende contratar uma empresa especializada nisso, confira as dicas que que a Paulimar selecionou para você não errar na hora de escolher o nome para sua loja!

Conceito

O nome é a essência da loja ou marca. Por isso, deve estar de acordo com os valores, atributos, diferenciais da loja e perfil dos consumidores. Também deve estar em harmonia com o tipo de ambiente que você deseja criar em sua loja: será um ambiente descontraído ou refinado?

Simplifique

O nome deve ter pronúncia e escritas fáceis, pois um nome complicado é esquecido mais facilmente do que um nome simples e fácil de “guardar”. Porém, ainda deve ser relevante para se destacar entre os concorrentes. Um nome muito parecido com outro pode ser perdido e confundido facilmente com o de outra loja.

Concorrentes

Falando neles, é bom estudá-los tanto para se inspirar quanto para evitar nomes repetidos ou parecidos demais. Você pode pesquisar no INPI para verificar se já existem registros de marcas com o mesmo nome que você escolheu.

Alternativas

Crie alternativas derivadas para cada nome que você conseguir pensar, para suas opções se tornarem mais elaboradas. O nome de sua loja pode ser uma sigla, uma combinação de palavras ou até uma associação engraçada com algo que tem a ver com o universo que abrange os produtos que você vende em sua loja. Dica: escreva em uma folha de caderno todos os nomes que vierem a sua mente, sem censurar nenhum nem para nos primeiros. Só depois de ter vários nomes, filtre e analise o que escreveu. Isso se chama Brainstorming.

nome loja roupas

Significado

Tome cuidado ao escolher nomes em línguas diferentes, pois pode acontecer de ele significar alguma coisa diferente do que você estava imaginando. Pesquise para saber o significado ou se o nome representa alguma gíria de mau gosto antes de registrá-lo.

Confira a disponibilidade

Com o tempo, pode ser que você queria que sua loja marque presença na internet. Por isso, é importante já verificar no início a disponibilidade nas redes sociais e sites para a sua marca. Consulte se há um domínio disponível para o site, endereços disponíveis no Facebook, Instagram e outras redes sociais que você acha pertinentes para o seu negócio.

Opinião

Depois de refletir e analisar o nome escolhido para sua loja, peça a opinião de pessoas próximas e sinceras. Se possível, consulte conhecidos que também possuem lojas e estão no mercado de varejo, para saber o que eles acham de sua escolha.

(Imagens: Reprodução)

Como escolher um nome para sua loja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo