Como fazer uma promoção sem prejudicar os lucros da loja

promoção sem prejudicar os lucros

Você decidiu realizar promoções em sua loja de roupas, mas viu que no final das contas teve prejuízo?

Isso é muito comum entre lojistas, que acabam metendo os pés pelas mãos ao oferecer descontos sem planejamento, análise prévia do orçamento e sem estudar adequadamente a margem de lucro almejado para cada produto.

Você não quer cometer mais esse erro, não é mesmo?

Então chegou a hora de aprender como fazer uma promoção sem prejudicar os lucros da loja.

Afinal, a promoção deve ser útil e eficiente não só para girar ou zerar o estoque, conquistar e fidelizar clientes, apresentar um novo produto, mas também para reforçar o caixa e dar aquela turbinada no faturamento.

E como já dissemos, se não tomar cuidado, a loja terá prejuízo e não lucro com a política de descontos empregada.

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Portanto, uma série de fatores precisa ser levada em consideração no momento de oferecer esse benefício para seus clientes. Quer saber quais são? Então preste bastante atenção:

Definição de objetivos

O ponto de partida para realizar uma promoção sem prejudicar os lucros da loja é definir os objetivos que estarão vinculados a ela.

Para que isso fique claro é preciso avaliar quais são suas necessidades atuais, a fim de criar uma ação promocional que traga resultados.

Veja algumas possibilidades:

  • Aumentar o faturamento e lucratividade;
  • Reduzir o estoque;
  • Tornar a nova coleção conhecida;
  • Alavancar as vendas;
  • Aumentar o número de clientes;
  • Consolidar a marca;
  • Fidelizar clientes.

 

Independentemente de qual for o seu objetivo, o importante é que a promoção seja definida com uma missão bem clara. Assim fica mais fácil escolher a melhor estratégia e depois mensurar os resultados.

Avaliação de orçamento

Antes de fazer uma promoção sem prejudicar os lucros da loja, você precisa se certificar se o benefício não comprometerá o orçamento do período.

Para tanto, é fundamental que você estude a formação de preço dos produtos a partir do impacto previsto sobre a rentabilidade e margem de lucro. Assim, fica mais fácil aplicar o desconto de maneira eficiente!

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Identificação da Margem de Contribuição Unitária

Bem, você definiu o objetivo da ação promocional, estudou o orçamento minuciosamente. E agora, o que fazer?

O terceiro passo para fazer uma promoção sem prejudicar os lucros, é identificar a Margem de Contribuição dos produtos.

Esse cálculo é feito da seguinte forma:

Margem de Contribuição Unitária = Preço de venda – (custos variáveis + despesas variáveis).

Através da análise da Margem de Contribuição é possível identificar em quais produtos ela é maior ou menor.

Em caso da margem ser alta, torna-se viável a aplicação de desconto sem prejuízo. Se for baixa, não é recomendado, porque existe uma possibilidade maior de comprometimento da rentabilidade.

Se você pretende aumentar as vendas da sua loja de roupas (por exemplo), você deve focar em fazer promoções com peças que tem maior saída e com boa Margem de Contribuição.

Agora, se a sua intenção for divulgar um novo produto/coleção, pode apostar em ofertas sem se preocupar com um retorno financeiro imediato.

Porém, antes mesmo de definir os percentuais de desconto, é essencial que você encontre o preço ideal dos produtos, ok?

Por fim, ao fazer uma promoção sem prejudicar os lucros da loja, procure definir o tempo de duração para não perder a confiança e passar uma imagem ruim para os clientes.

E não se esqueça de que a ação promocional tem que trazer benefícios para os dois lados, sempre.

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