Como superar os concorrentes

vencer concorrentes

Todo empreendedor se depara, cedo ou tarde, com um dos maiores desafios para as vendas: a concorrência. Principalmente para os que estão entrando no mercado agora, parece que a única alternativa possível para ser competitivo e vencê-los é abaixando o preço de suas mercadorias. Afinal, que outro jeito de superar os concorrentes se não for cobrando menos do que eles?

Porém, esse raciocínio é uma armadilha, pois basear-se apenas no preço como vantagem competitiva é arriscado demais e insustentável a longo prazo, trazendo prejuízo e desvalorização da sua loja. Mas então, como superar os concorrentes sem abaixar os preços?

como superar os concorrentes

Escolha sua fatia de mercado

É preciso escolher com qual fatia do mercado você vai querer ficar. Prefere investir em um mercado mais popular e vender em quantidade ou investir em um mercado exclusivo, que venda menos, porém com maior valor agregado em cada produto? Tenha em mente que, seja qual for a fatia que escolher, deverá se comparar apenas com concorrentes que trabalhem com o mesmo público.

Estude seu público-alvo

Antes de definir oficialmente qual será a sua fatia de mercado, estude muito bem seu público-alvo. É uma geração mais nova, que dá mais atenção para novidades tecnológicas e visualmente apelativas ou é um público mais velho que preza pela qualidade e tem diploma superior? Essas informações são valiosas para oferecer exatamente produtos que satisfaçam a necessidade específica desse público.

Escute seus clientes

Um dos melhores termômetros para sua loja é ouvir seus clientes. Suas reclamações devem ser filtradas e analisadas para descobrir onde você está falhando, seja no atendimento ou no produto, e tomar medidas para melhorar ao máximo seu serviço.

vencendo a concorrência

Analise as falhas dos concorrentes

Faça uma análise criteriosa de todos os seus concorrentes e descubra seus pontos fracos. É aí onde você pode se especializar e criar um forte diferencial para os consumidores. Ofereça o que os outros não oferecem.

Faça parcerias

Faça parcerias com outras lojas! Não precisam ser necessariamente com seus concorrentes, mas com lojas que vendem produtos ou serviços que podem se relacionar com os produtos que você vende. Assim, a outra loja pode indicar você quando questionada por um cliente e você também poderá indicar essa loja para seus próprios clientes. Assim, as lojas serão mais fortes juntas.

Melhore seu serviço

Ao invés de tentar abaixar os preços, que tal melhorar a qualidade do serviço? Sem dúvidas, um negócio que preza por melhor qualidade tem menos concorrência do que uma que somente preza pelos preços baixos. Seja exigente e autocrítico, procure especializações e novidades para que sempre possa aprimorar o serviço de sua loja.

Seguindo esses passos, sua loja certamente se destacará no mercado e superar os concorrentes será mais fácil!

(Imagens: Reprodução)

Como superar os concorrentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo