Como treinar sua equipe para as vendas de fim de ano

vendas de natal

As datas comemorativas de dezembro estão se aproximando e com elas vem a possibilidade de recuperação das vendas impactadas negativamente pela crise econômica dos últimos tempos. Você deve estar se perguntando: qual a melhor forma de atrair clientes e dar aquele up nas vendas de fim de ano, nesse período que é tão quente para o varejo?

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Sabemos que o dinheiro anda curto e, com pouco dinheiro para gastar, o consumidor está cada vez mais exigente e seletivo na hora de comprar. Pesquisa mais, resiste ao máximo e procura por produtos de qualidade com preços mais acessíveis. Além disso, o cliente deseja um atendimento de excelência, fator que também é determinante nas suas escolhas e efetivação de suas compras.

Focar no aumento da produtividade é essencial para aumentar as vendas de fim de ano e investir no treinamento da equipe torna-se imprescindível!

Veja a seguir as etapas que você deve seguir para dar “um banho de loja” no seu time de vendas:

  • Esclareça para os vendedores sobre o mercado lá fora e os concorrentes da loja na qual trabalha. Aponte também as características, desejos e necessidades dos seus potenciais clientes.
  • Você precisa dominar o mercado, certo? Para tanto, seu vendedor precisa ter o conhecimento necessário sobre os produtos que você comercializa, benefícios e, sobretudo, saber o seu diferencial. Aqui entram os produtos disponíveis em estoque, formas de pagamento, descontos, entre outros.
  • Feedback: seu colaborador tem que saber as competências que já possui e quais deve adquirir pra melhor atuar na sua atividade.
  • Seja empático com sua equipe e aja com coerência. Se esperamos empatia do vendedor, do mesmo modo temos que agir com ele. Para isso, você precisa se conectar primeiro com a pessoa e depois com o funcionário. Entenda qual a sua visão de mundo, o que o motiva e encaixe ideias novas, advindas de sua experiência pessoal e profissional.

 

dicas para lojistas

  • Mostre o certo e o errado. É fundamental que o seu vendedor também enxergue os impactos de se fazer errado!
  • Alterne conteúdo e prática. Lembre-se: o que se ouve pode ser esquecido, o que se vê pode ser lembrado mais facilmente e o que se faz define melhor o aprendizado.
  • Atente-se à forma de comunicar e ao humor: os exemplos precisam ser concretos e ligados à realidade do time. As pessoas tendem a se identificar com os sonhos, mas se estimulam mais com a realidade. Conte histórias e provoque risadas, aprender pode ser muito divertido!
  • Ponha os desafios na mesa para que o vendedor enxergue alternativas para trabalhar com eles, por exemplo: “não tem a cor que o cliente quer”, “não trabalhamos com descontos, “o sistema caiu”. Provenha a equipe com argumentos para contornar os inconvenientes da própria empresa.

 

treine sua equipe vendas de fim de ano

  • Acompanhe diariamente os passos do seu vendedor. Ele precisa receber o feedback da gestão para aprimorar sua habilidade em transformar interessados em clientes. É necessário orientar, instrumentalizar, reforçar o que está certo, corrigir o que está errado e alavancar a produtividade. Esse suporte garante o mínimo de conhecimento para aptidão do vendedor!

 

Treinar uma equipe de vendas é desafiador, mas os esforços são sempre recompensados, acredite!

Chegou a hora de plantar, regar e criar raízes para colher bons frutos! Boas vendas de fim de ano!

(Imagens: Reprodução)

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