Conheça seus clientes

O aumento do número de lojas virtuais trouxe para os holofotes a importância de conhecer os hábitos e gostos de quem visita um site para conhecer ou comprar produtos. Quando falamos de e-commerce, essas práticas são bastante simples. Os próprios sites de lojas virtuais possuem serviços básicos de monitoramento e é possível adquirir ferramentas melhores e mais assertivas.

Mas esses mesmos dados e hábitos e consumo são importantes quando falamos de lojas físicas. Quais são as áreas de sua loja que são mais frequentadas? Quais são os produtos que são abandonados antes de uma compra ser finalizada no caixa? Pode não ser tão simples obter esses dados, mas eles podem influenciar nos seus resultados de vendas.

Existem os mais diversos serviços para os mais diversos orçamentos, dependendo do tamanho do seu comércio, número de clientes e quantas unidades a loja possui. Levantamos a seguir algumas opções.

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Câmeras de monitoramento

Apesar de serem mais usadas para segurança, com a adição de alguns recursos, as câmeras podem se mostrar uma ótima ferramenta de monitoramento de identificação e hábitos de quem entra em sua loja.

Com alguns softwares é possível identificar quais áreas de seu estabelecimento são mais frequentadas, calcular o tempo de espera na fila do caixa e até mesmo identificar sexo e faixa etária. Na prática, o sistema funciona como uma análise de conversão de vendas de comércios eletrônicos, cruzando o total de pessoas que entram no comércio com o total de operações no caixa, dando assim a porcentagem de clientes que efetivamente efetuaram uma compra.

Programas de fidelidade

Já usado em grandes redes, consiste em convidar as pessoas que fazem compras em sua loja a fazer um cadastro para receber em troca um número ou cartão. Conforme esses clientes efetuam compras, acumulam pontos que podem ser trocados por descontos ou brindes, tanto em sua loja quanto em parceiras.

O interessante do sistema é que permite saber o gasto médio e o que cada cliente comprou. Assim é possível identificar os gostos destes clientes fiéis e fazer promoções customizadas. Mas, para que funcione, os ganhos do cadastro devem ser reais para quem se inscreve, ou as pessoas podem se sentir enganadas ao saber que estão sendo disponibilizando seus dados sem receber nada em troca.

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Pesquisa digital de satisfação

Ao invés de papeizinhos com caixinhas espalhadas pela loja, que tal convidar o cliente a responder a sua pesquisa de satisfação em um tablet? Além de parecer mais profissional, a tabulação dos resultados ocorre de maneira mais rápida e precisa.

É possível fazer pesquisas de toda a sua loja ou em setores específicos. Com os resultados em mãos, obtém-se a percepção dos clientes sobre diversos aspectos de seu comércio e pode-se agir de maneira mais assertiva. Só é preciso tomar cuidado para não confundir a percepção de um problema com a existência real dele. Algumas vezes as pessoas apontam algo errado, mas é uma simples questão de mudar o foco de algo para mostrar que o problema de fato não existia ou não era o que foi apontado. Portanto, fique atento!

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(Imagens: Reprodução)

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