Conheça seus funcionários!

Muito se fala sobre comportamento e perfil de seus clientes. Existem textos, estudos, métodos, listas e tabelas, mas quanto você conhece as pessoas que trabalham com você? Sabe se existe um perfil entre elas? Tem ideia de como isso afeta as suas vendas? Saber quem vende seus produtos é tão fundamental quanto saber quem os compra.

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Traçar um perfil de sua equipe de vendas é mais fácil do que parece e não precisa de atualizações constantes. O ideal é fazer isso uma vez por ano e a pesquisa deve levar em conta quatro fatores:

  • geodemográficos,
  • socioeconômicos,
  • psicográficos,
  • comportamental.

Os aspectos geodemográficos são fáceis de obter, já que muitos deles estão preenchidos no seu banco de dados no momento da contratação. Aqui ficam as informações sobre idade, pessoas na família e onde moram.

Já as informações socioeconômicas exigem uma simples pesquisa que os funcionários podem preencher. Questões como grau de instrução, religião, raça e até mesmo opção sexual entram aqui. Mas tome muito cuidado ao abordar algumas questões, pois algumas pessoas podem se sentir invadidas. Antes de fazer a pesquisa, é interessante conversar com todos sobre o assunto, ouvir sugestões e responder questionamentos.

A pesquisa psicográfica exige uma observação atenta e livre de preconceitos da personalidade, valores, gostos e preferências de cada funcionário. Aqui descobrimos se as áreas em que as pessoas trabalham são adequadas ao seu perfil e como tirar proveito disso.

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Por fim, a avaliação comportamental vai observar como as emoções e motivações afetam o dia a dia do trabalho. Muitas vezes algum vendedor está passando por graves problemas pessoais que afetam seu trabalho e não sabemos. Se estamos atentos ao seu comportamento, podemos encontrar soluções que ajudem a todos sem afetar demais a loja.

Todo esse trabalho de gestão de pessoas deve ser feito tendo em mente criar um ambiente de trabalho melhor para todos e não deve ser usado para controlar ou ditar arbitrariamente o modo como as pessoas se comportam.

Ao descobrir que existem pessoas vegetarianas ou que gostam de atividades físicas, por exemplo, é possível criar rotinas que facilitem estes hábitos dentro do próprio trabalho. Se muito de seus funcionários estão com dificuldades financeiras, por que não fazer um workshop de gestão de finanças? As possibilidades são as mais diversas!

Trate seus funcionários como clientes internos e cuide deles como cuida de cada consumidor. Eles devem estar satisfeitos com seu trabalho e tenha certeza de que, quando o ambiente e condições estão boas, isso afeta positivamente suas vendas!

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(Imagens: Reprodução)

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