Descubra se a sua loja está dando lucro

Muitos empreendedores abrem suas lojas sem terem o conhecimento necessário sobre finanças e vão tocando o negócio apenas com base na intuição.
O problema é que sem muita técnica, ferramentas e profissionais qualificados (que estejam habituados a lidar com números), fica praticamente impossível identificar se o negócio está dando lucro ou não.

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Para te ajudar a lidar melhor com os números da sua loja, destacamos alguns pontos relevantes que devem ser levados sempre em consideração. Confira:

Organizando as contas

Uma boa alternativa para a organização das contas de sua loja é dividir os gastos em categorias, ou seja, diferenciar despesas fixas (como despesas com aluguel, luz, folha de pagamento) das despesas variáveis (frete, bonificações, custos extras) e também custos com investimento (marketing, contratação de novos funcionários, melhorias na empresa).
A categorização permite que você saiba:
● Para onde está indo o dinheiro da sua empresa.
● Qual o seu gasto bruto mensal.
● Quando realocar recursos e reduzir o valor dos gastos variáveis.
● Considerar seu orçamento para tomar decisões e fazer novos investimentos.

Conhecendo a sua margem de lucro

Engana-se quem pensa que a margem de lucro é apenas a diferença entre o preço de compra e o preço de venda. A margem de lucro real é a que leva em consideração os preços de armazenamento, transporte, embalagem, custo com captação de clientes e todos os outros gastos que envolvem o processo de vendas.
Somente quando todos esses fatores forem contabilizados, é que você saberá que determinado produto está de fato gerando retorno para a sua loja ou não.

Apurando o fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é um recurso importante para conhecer detalhadamente a situação financeira do empreendimento. Mas o que você não sabe é que ele muitas vezes não conclui com exatidão os lucros de sua loja.

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A apuração e a análise de resultados é que permitirá a identificação de falhas na gestão financeira e a estabelecer um ponto de equilíbrio para que sua gestão seja economicamente sustentável e potencial geradora de lucro.
Para tal, compare os resultados atuais com os anteriores, pois só assim será possível planejar os meses seguintes e se certificar se o seu negócio está crescendo ou não.

 

Alguns pontos importantes:

Investimento – Para iniciar seu empreendimento você precisou investir dinheiro, certo? Pois este é um dos fatores mais relevantes para você mensurar a lucratividade do seu negócio!
Se você observar que o rendimento mensal for menor do que você teria ao investir em fundos de renda fixa, por exemplo, você pode estar perdendo dinheiro.
Precificação – saber estabelecer os preços de seus produtos e/ou serviços é essencial para que você consiga manter a sua loja lucrativa a médio e longo prazo.
Observe:
● Preços muito baixos fazem você correr o risco de não conseguir arcar com todas as despesas e você acaba por trabalhar no prejuízo.
● Se os seus preços forem elevados demais, sem diferenciais de mercado, você certamente perderá vendas significativas.
Por estes motivos, a precificação adequada é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Tenha atenção redobrada!
Como podemos ver, um negócio lucrativo é aquele em que é possível garantir que as despesas fixas, eventuais e variáveis, sejam menores do que o valor resultante da concretização das vendas.
Pensando assim parece simples, mas não é! Pois o controle da receita e das despesas deve ser completo e estar inserido em um bom planejamento financeiro.
Se atente para essas questões e tenha bons lucros!

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