Dicas para vender em tempos de crise

como vender na crise

Os tempos parecem ser de retração na economia. Todos falam de crise e, de tanto se falar nesse assunto, os consumidores estão assustados e acreditam que devem consumir menos e economizar. O que acaba diminuindo perceptivelmente o movimento em lojas, mercados, shoppings e restaurantes e, de fato, agravando a crise.

Para escapar desse ciclo que parece não ter fim, é necessário ser criativo e inventar novas maneiras de vender. Confira as dicas da Paulimar para vender em tempos de crise e mãos à obra!

vender em tempos de crise

  • Reserve um tempo para fazer um balanço geral dos últimos meses ou anos de sua loja. Compare o semestre passado com os anteriores. Analise não só a quantidade de vendas, mas imprevistos e suas causas, se houveram promoções ou ações diferentes de marketing.
  • Economize em tudo o que puder. Corte gastos supérfluos e veja o que pode ser feito por você mesmo ou substituído sem perder o nível da qualidade. Por exemplo: são realmente necessárias tantas luzes acesas no estoque ou elas estão gerando um gasto desnecessário?
  • Ouça sugestões da sua equipe e perceba o que os concorrentes estão fazendo para inovar nas promoções. Pesquise histórias de sucesso na internet e veja o que pode ser feito de diferente para chamar atenção dos clientes.
  • Fidelize seus clientes! Retomar os negócios com os clientes antigos da loja é tão importante quanto conquistar novos compradores. Aumente a frequência de contato com eles, através de email marketing, por exemplo, e ofereça vantagens mais atrativas que os seus concorrentes e garanta que os compradores voltarão a comprar na sua loja.
  • Ter funcionários que são constantemente treinados também ajuda a estarem sempre alinhados com os objetivos da loja e a estarem mais motivados a atender melhor. Leia aqui sobre treinamento dos funcionários.

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  • Capriche no atendimento: dê o melhor de si para cada cliente que entrar na loja. Simpatia, educação e um bom ouvido faz com que o cliente se sinta importante e valorizado, o que aumenta as chances de compra.
  • Descubra por qual motivo o cliente não está comprando. Ele entra na loja e acha tudo caro? Não acha produtos atrativos? Ou nem sequer passa perto da sua loja? Avalie o que está acontecendo e trabalhe para inverter a situação, seja escolhendo um mix de produtos mais atrativos, criando promoções e descontos ou investindo em marketing para sua loja voltar a ser lembrada.
  • Dê uma geral na sua loja! Capriche na decoração, na vitrine e na exposição dos produtos para garantir que sua loja se destaque entre a concorrência e seja muito mais atrativa para os consumidores.

Acredite no seu produto e na sua loja! Trabalhe duro e colha os resultados, mesmo em tempos de crise!

(Imagens: Reprodução)

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