Direto da Europa: dicas de varejo para sua loja

A Euroshop 2017 que ocorreu na Alemanha foi um marco para determinar tendências no universo do varejo europeu e não poderíamos, de forma alguma, deixar de compartilhar com você ações inovadoras e tecnológicas presentes nesse grande evento.

O intuito da oferta de novas tecnologias é oferecer aos consumidores uma experiência diferente, com serviços e cenários de tirar o fôlego, que podem perfeitamente se tornar realidade no varejo brasileiro.

Confira os principais destaques da Euroshop 2017:

Iluminação

Foram apresentadas diversas possibilidades de sistemas de iluminação para diferentes formatos de loja. Uma inovação da Philips foi a criação de um sistema que utiliza dados de Bluetooth e GPS conectados a iluminação para mapear a loja e identificar onde o cliente se encontra no ambiente. Dessa forma é possível oferecer uma promoção específica, em determinado local, voltada para aquele consumidor.

Muito utilizadas para dar destaque a roupas, sapatos e acessórios, as luzes adquiriram uma nova função nos supermercados. Lâmpadas LEDs de uma determinada coloração, posicionadas acima de bandejas de pães criam a sensação de que, além de crocantes, eles acabaram de sair do forno. O mesmo ocorre no setor de frutas e verduras, onde as luzes são direcionadas para dar a impressão que os alimentos foram colhidos recentemente.

 

Manequins que contam uma história

 

Durante a Euroshop 2017, diversos fabricantes trouxeram uma proposta inovadora: manequins feitos dos mais variados materiais, com rosto andrógino e poses espontâneas. Nesse novo modelo, os manequins passam a representar muito mais do que um simples acessório e tendem a exercer um papel fundamental na comunicação da marca com o cliente.

 

No evento, foi possível perceber que as poses que demonstram atitude nos manequins estavam representando um estilo de vida e contando verdadeiramente uma história para o público presente.

 

Provador inteligente

 

Com o objetivo de garantir uma experiência real dos clientes na hora de escolher uma peça de roupa, foi criado um provador inteligente que simula a iluminação natural ou artificial em ambientes distintos e momentos do dia. O sistema é acoplado ao espelho e permite que o consumidor possa selecionar e ajustar a luz no provador em que está experimentando cada peça de roupa.

O intuito é transformar uma experiência muitas vezes frustrante em algo hiper- realista. É possível escolher uma luz natural semelhante a que reflete na rua pela manhã ou a iluminação típica de um ambiente de trabalho, ambientes grandes, noturnos, entre outros.

 

Mapa do supermercado

Mais uma novidade da Philips: um aplicativo que utiliza uma combinação da sua tecnologia de comunicação por luz visível, Bluetooth e dos sensores do smartphone para fornecer um sistema de posicionamento interior que oferece com precisão de até 30 centímetros como chegar ao produto na prateleira, além de orientações, notificações no bolso e análises.

O tempo de duração do percurso feito pelos clientes, as paradas e o local onde essas paradas acontecem dentro do supermercado são analisados pelo próprio aplicativo, sugerindo ao varejistas os pontos e produtos de maior interesse do consumidor em questão. Alertas de promoção, de lançamentos e até da chegada de produtos frescos em áreas como padaria, açougue ou floricultura também podem ser incorporadas à ferramenta.

Tecnologia sob medida

Em parceria com empresas de tecnologia, a Adidas instalou um pop up store no Shopping Bikini Berlin, em que o consumidor consegue criar o seu próprio suéter por meio de medidas, moldes e desenhos captados pelo movimento do corpo.

O processo é simples: o cliente entra na cabine e as estampas disponíveis são projetadas em seu corpo. Ele pode escolher ou rejeitar o produto apenas com o movimento da mão. Ainda é possível, através de monitores, escolher materiais, cores e modelos diferentes. Em seguida, se escolhe o tamanho e a partir disso o corpo do cliente é escaneado para que a peça sob medida seja criada e confeccionada em poucas horas.

E aí, gostou das novidades advindas do varejo europeu? Conte pra gente.

Direto da Europa: dicas de varejo para sua loja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo