Falta simpatia para conquistar o consumidor

dica vendas

Essa semana, uma matéria alarmante apareceu no Jornal Nacional. Numa pesquisa feita no mundo inteiro, o Brasil ficou em penúltimo lugar no quesito “simpatia dos vendedores”. Justo o povo brasileiro, que tem a fama de ser mais receptivo, alegre e sorridente, faz feio na hora de atender o cliente. Falta simpatia para conquistar o consumidor.

Na pesquisa, notou-se que apenas 79% dos funcionários sorri quando um cliente entra na loja. Pode parecer que é um bom número, pois de 10 clientes que entram na loja, 8 são recebidos por um vendedor alegre. Porém, deve-se levar em conta o dia inteiro de operação da loja: imagine de 100 clientes, 20 serem recebidos com cara fechada.

Além disso, nem todos os clientes que chegam a entrar na loja realizam uma compra, e o fato de não ter sido recebido com um sorriso pode influenciar negativamente na decisão de comprar algo na sua loja.

Na pesquisa, a Irlanda ficou em primeiro lugar, com uma média de 97% de funcionários sorridentes. O Brasil só ficou à frente do Japão, que é conhecido por sua população ser recatada e mais tímida.

Numa época onde a crise financeira é tão comentada e quando é fácil culpá-la por qualquer insucesso no mundo do varejo, vale tirar um tempo para se auto criticar, observar seus funcionários e repensar no treinamento que é dado a eles. Estude novas formas de motivá-los e fazê-los entender como a simpatia é importante para atrair e manter os clientes.

Conquistar o consumidor pode parecer difícil, mas existem técnicas que tornam essa missão mais fácil; o sorriso e a simpatia são algumas delas!

Aproveite para conferir algumas de nossas publicações que irão ajudá-lo a conquistar o consumidor e fazê-lo se sentir especial em sua loja:

 

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(Imagens: Reprodução)

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