A importância do planejamento em sua loja

planejamento

Todos os lojistas e donos de empresas têm uma dúvida em comum: como vender mais? Ainda mais em tempos de crise, onde as ações tomadas parecem levar mais tempo para se revelarem úteis ou não. Em busca de aumentar as vendas, a maioria dos lojistas usa principalmente a tática de “reduzir custos e aumentar a eficiência dos vendedores”, porém, algumas vezes o planejamento estratégico é esquecido ou até mesmo subestimado.

Para que serve o planejamento?

Ele ajuda a sua loja a estar com o estoque em dia para qualquer ocasião, não ficando com produtos parados e também não desperdiçando chances de vendas por falta de produtos.

O planejamento pode parecer uma tática utilizada pelas grandes empresas, mas ele é mais importante ainda para os pequenos negócios, e não para os grandes. Você está realizando o planejamento estratégico da sua loja? Ou apenas a está comandando ao acaso?

O planejamento deve ser encarado como um exercício diário para ajudar na busca de informações relevantes para o seu negócio e também para ajudar na tomada de decisões importantes.

planejamento de vendas

Para se ter uma ideia da utilidade de um bom planejamento, com ele é possível fazer a estimativa de quanto a sua loja venderá por dia, por semana, por mês ou até pelo período de um ano! Inclusive, se houverem franquias ou outras unidades, é possível fazer a estimativa de vendas para elas também.

Dicas para um bom planejamento

Existem quatro variáveis principais a serem consideradas no planejamento de vendas da sua loja:

  • Histórico de vendas passadas/do período anterior;
  • Análise de datas de grande movimento de vendas, como Dia das Crianças e Natal (e outras que sejam relevantes para o público da sua loja);
  • Situação econômica do momento;
  • Análise de concorrentes que podem impactar direta ou indiretamente a sua loja.

Sabendo que variáveis estudar, o planejamento se torna mais fácil de ser executado!

Sua loja possui algum tipo de planejamento de vendas? Se ainda não, nunca é tarde para implementá-lo em sua rotina!

 

(Imagens: Reprodução)

 

A importância do planejamento em sua loja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo