Os 6 tipos de clientes mais comuns

moda tipos de clientes

Quanto melhor você conhecer seus clientes, mais fácil será realizar seu atendimento e mais satisfeito ele ficará por ter recebido um tratamento diferenciado e personalizado. Isso é extremamente importante na área do varejo, pois um cliente satisfeito com a compra e com o atendimento é um cliente que pode vir a se tornar fiel, ou seja, que compre com frequência em sua loja.

Pensando nessa importância, fizemos uma lista para você identificar os tipos de clientes que podem aparecer na sua loja.

dicas para vendedores

Simpático

É o tipo de cliente que trata todos os vendedores com muita educação e carisma, o que passa a impressão de que comprará de fato seu produto. Porém, nem sempre é o que acontece. É preciso ter cuidado e manter o foco quando estiver lidando com esse tipo de cliente.

Cético

É aquele cliente que desconfia de todas as informações que você passa sobre o seu produto. Por isso, é importante que ele veja com os próprios olhos que as informações que você deu são verdadeiras.

como direcionar a venda

Metódico

Esses tipos de cliente são os que se interessam extremamente pelos detalhes do produto. É importante reconhecer esse tipo logo no começo da venda, para o vendedor poder dar a ele o máximo possível de detalhes sobre os produtos.

Indeciso

Nesses casos, o vendedor deve estar preparado para fazer as decisões de compra pelo cliente, já que ele não é daqueles que tomam decisões sozinhos. É preciso apresentar argumentos fortes e defender muito bem os produtos em questão, para não correr o risco de perder a venda.

Exigente

Há clientes que sempre conhecem tudo do assunto e todos os produtos. Dizemos que ele apenas quer comprar, não quer que o vendedor venda. Para essas situações, deve-se ser o mais passivo possível, para dar espaço e o cliente não se sentir contrariado e desistir da compra.

venda direcionada

Prático

É um cliente que já vai à loja com a decisão tomada, já sabe o que vai comprar e não quer ser desviado de seu foco inicial. Seja claro e atenda prontamente seus pedidos.

 

Qual desses tipos de clientes você costuma atender em sua loja?

(Imagens: Reprodução)

 

Os 6 tipos de clientes mais comuns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo