Pós-venda e fidelização de clientes

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Um dos erros mais comuns dos comerciantes, sejam de lojas físicas ou virtuais, é acreditar que sua relação com um cliente se encerra assim que a compra é efetuada. Nada poderia estar mais longe da verdade, pois a finalização de uma venda é apenas mais um passo no processo de fidelização de consumidores.

Tudo o que acontece após a compra em si é chamado de pós-venda. Ignorado ou feito de maneira relapsa por muitos empreendedores e colaboradores, é isso o que determina se alguém vai voltar para sua loja e divulgar positivamente seus produtos e estabelecimento em conversas reais ou virtuais, aumentando suas chances de novas vendas.

Mas, afinal, como se faz um serviço de pós-venda eficiente? A Paulimar te explica!

Embalagens

O modo como o produto é entregue para o cliente, seja na loja ou no site, deve ao mesmo tempo ser útil e bonito. Sacolas, caixas e embrulhos devem garantir que o produto chegue na casa da pessoa tão bonito quanto estava no momento da compra;

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Serviço de Atendimento ao Consumidor

O famoso SAC é importante não só para reclamações, mas também para o esclarecimento de dúvidas. Por isso, é importante que a pessoa responsável por ele conheça em detalhes os produtos e onde buscar informações que não saiba no momento. O prazo de resposta também deve ser o mais curto possível. Nem sempre o problema pode ser resolvido imediatamente, mas somente de o cliente saber que existe alguém buscando uma solução (e realmente buscando, não enrolando) já faz toda a diferença;

Relacionamento

Sua loja faz algum tipo de cadastro com os clientes? Então que tal usar estes dados para fazer promoções e ofertas personalizadas? Muitos limitam-se a mandar um e-mail marketing  em datas especiais, como aniversários e Natal, mas o importante aqui é conhecer os gostos e preferências de seu cliente para assim oferecer descontos em produtos que realmente interessam a ele;

Funcionários

Seus colaboradores também são seus clientes e a forma como são tratados reflete diretamente em como vão tratar os consumidores. Treinamento, transparência, regras claras, cumprimento de prazos e acordos são essenciais para que quem entre ou acesse sua loja seja bem atendido. Muito se fala sobre conhecer quem compra seus produtos, mas e quanto a quem os vende?

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Os conselhos acima parecem básicos e simples, mas são esquecidos por muitos e fazem a total diferença no momento em que alguém decide se volta a sua loja ou não. Mais do que boas lembranças, a pós-venda faz com que sua loja esteja presente de maneira positiva na vida de seus clientes. Isso não faz somente com que eles realizem mais compras, como também os torna divulgadores e até mesmo defensores de seu negócio.

(Imagens: Reprodução) 

Pós-venda e fidelização de clientes

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