Qual o perfil de clientes da sua loja?

perfil de clientes

Saber exatamente qual é o perfil de clientes da sua loja é de primeira importância para o seu negócio. Definindo quem são seus compradores, você poderá definir toda a sua estratégia, posicionamento, estilo de comunicação e quais serão as ações e promoções que você fará em sua loja.

De nada adianta você pensar que seus clientes são jovens, por exemplo, quando na verdade eles estão numa faixa etária um pouco maior, e fazer toda a comunicação de sua loja de um modo errado, que não signifique nada nem chame a atenção deles. Viu só como é importante?

tipo de cliente

A Paulimar selecionou algumas características que podem influenciar positivamente ou negativamente no modo de pensar, agir e comprar de cada perfil de clientes:

Jovens/Adultos

Uma loja com decoração arrojada, vitrine de cores fortes e quadro de funcionários mais novos com certeza irá atrair clientes mais jovens. Se esse é o seu público-alvo, esse é exatamente o clima que você irá querer criar no seu negócio. Porém, se o seu público era para ser de consumidores mais velhos, esse posicionamento está equivocado e o simples posicionamento no atendimento e decoração pode espantar os clientes.

Decididos/Indecisos

É preciso ter sensibilidade para saber distinguir esses dois tipos de cliente. Os clientes decididos são aqueles que já decidiram qual produto vão comprar e têm certeza do que querem. Nesse caso, o vendedor deve apenas ajudar a agilizar esse processo de compra, indicando corretamente a localização do produto, variáveis de cor, modelos e tamanhos. Já se o perfil do cliente é indeciso, significa que ele apenas entrou na loja “para olhar”, sem ter um produto específico em mente. Nessa hora o seu vendedor precisa ser ágil e usar todo seu poder de persuasão para indicar produtos e convencer o cliente a comprar algo que ele mesmo não sabia que queria.

perfil do cliente

Rápidos/Pacientes

Há clientes que, independente de já terem decidido o que comprar ou não, são impacientes e se irritam com esperas, como por exemplo pegar filas. O simples fato de ter que esperar demais faz com que alguns desistam da compra. Por outro lado, existem clientes que enxergam o ato de comprar como uma terapia e podem gastar horas escolhendo roupas e acessórios. Normalmente, esse perfil de clientes vai às compras acompanhado, pois gosta de opiniões e de passar o tempo em comum nessa atividade.

Sabendo disso, você deve identificar qual é o perfil em maioria que consome na sua loja. Se há mais clientes impacientes, mude o layout de forma a facilitar a circulação, aumente o número de caixas e provadores. Já se a maioria dos clientes que compra em sua loja é do tipo paciente, que sempre leva um acompanhante, pense em incluir água, café e oferecer um lugar para eles sentarem, como pufes ou sofás e revistas.

(Imagens: Reprodução)

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