Qualidade no treinamento dos funcionários

Muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com a sua marca é através da loja física. Nada mais tangível para ele do que ter a experiência de compra no local e interagir com os funcionários que, para ele, nesse momento são a imagem refletida da empresa. E onde entra o treinamento dos funcionários nessa história?

Exatamente por causa disso é de extrema importância o cuidado com a aparência pessoal e a qualidade do atendimento.

No quesito de aparência pessoal, os funcionários, tanto homens quanto mulheres, devem ser treinados com conceitos de beleza, cuidados com a pele e cabelos. Se a empresa não tiver uniforme, devem ser orientados a respeito de tipos de roupas que são aceitas no ambiente de trabalho, de acordo com a proposta da loja.

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Em relação à qualidade do atendimento, há duas principais áreas que devem ser trabalhadas:

  1. Conhecimentos sobre a área do varejo e produtos oferecidos pela empresa

Os funcionários devem ter conhecimento sobre toda a coleção que está sendo vendida pela loja, seus estoques e informações sobre reposição e troca de peças. Também deve ter noções de moda, para poder indicar produtos de acordo com o tipo físico, idade e estilo do consumidor, assim como saber oferecer peças combinadas para garantir uma venda coordenada.

  1. Conhecimento sobre a cultura da empresa

É importante que o colaborador saiba a história e as propostas e valores da empresa, para se identificar com o trabalho e sentir-se motivado. Um funcionário que não tem laços com a empresa é mais suscetível a deixar o emprego na primeira oportunidade.

Além disso, treinamentos e capacitação aumentam tanto a retenção dos funcionários quanto a perspectiva do colaborador de crescer dentro da empresa, além de melhorar a produtividade da equipe e, consequentemente, as vendas.

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É importante também fazer um acompanhamento e criar um relacionamento com os seus colaboradores, orientando e dando feedbacks construtivos. Isso irá aumentar a motivação dos funcionários, que será convertida em um ótimo atendimento para os seus consumidores!

 

(Imagens: Reprodução)

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