Segmento de moda infantil é mercado atrativo e crescente no Brasil

Segundo o Sebrae: O mercado de roupas infantis cresce em média 6% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Dados do Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI) mostram que, em 2012, o varejo de moda infantil movimentou R$27,5 bilhões, representando alta de 7,5% sobre 2011. Já a indústria voltada para o segmento movimentou R$17,7 no mesmo ano, uma alta de 35,9% se comparado a 2008. Visto isso e diante do segmento infantil ser um mercado atrativo, a aposta para lucrar e se solidificar de forma segura é no nicho de roupas, calçados e acessórios para a demanda infantil.

Os números para a moda infantil apontarem para um mercado crescente no Brasil, não é uma grande surpresa. Isso porque, trata-se de um público alvo em constante crescimento, e que não fica com as mesmas peças de roupas por longos períodos de tempo. Pelo contrário, os pequenos estão sempre crescendo (e como!) e fazendo com que troquem o guarda-roupa com uma frequência constante. Esse fator faz com que se construa um mercado mais atrativo e que sempre possua demandas.

Entretanto, as tendências da moda infantil de 2020 para 2021 vem apontando para um mercado cada vez mais acirrado. Essa tendência surgiu graças a pandemia, e de como a pandemia afetou a economia desde o crescimento do mercado digital.

Essas novas formas de vender, fez com que esse ramo se destacasse, e que cada vez mais as pessoas empreendessem neste nicho.

Diante desse mercado acirrado, em que busca a preferência dos consumidores e os diversos atrativos que deixam esse setor ainda maior, continue lendo este artigo para saber como montar sua loja de moda infantil:

Cuidados gerais

Ao empreender no ramo da moda infantil para uma loja física, precisamos ficar atentos a alguns pontos para fazer todo o planejamento. Deve ser analisado um local em que tenha bastante movimento, realizar a pesquisa de mercado para saber os futuros concorrentes, os preços dos concorrentes e o padrão de loja que existe em determinado raio de onde deseja montar sua loja. Além disso, definir seus potenciais clientes, ou seja, para crianças de qual idade irá oferecer seus produtos. Ah, fazer a avaliação do custo-benefício do lugar escolhido também é válido. Caso você deseje escolher um lugar que fique fora dos grandes centros, é preciso se planejar para investir na divulgação da sua loja, já que o público terá que se deslocar por um maior caminho até chegar até ela.

Contudo, com a pandemia no brasil o mercado digital está em alta, e iniciar uma loja virtual será um pouco diferente do que iniciar a sua loja física. Ao invés de escolher um bom local para montar sua loja, você precisará criar um site para seu mercado digital de moda infantil. Assim, investir em uma boa plataforma, que não trave e que tenha uma forma de pagamento segura, é o que irá contar.

A semelhança entre a loja online e a loja física, é que ambas terão que definir os potenciais clientes, analisar a concorrência do mercado, os custos dos produtos desses concorrentes e qual o padrão de loja de moda infantil que já estão no mercado.

Então, coloque a mão na massa e defina tudo isso!

Estrutura mínima

As tendências do mercado infantil 2020 mudaram muito em relação ao ano de 2021. Ou seja, a moda desses pequenos constantemente está mudando, e fazer a manutenção das coleções para atender as estações e a moda do momento é característico deste ramo. Assim, conte com uma variedade de estoque para atender o gosto de todas as mamães e de todos os pequenos. Essa dica é válida tanto para os empreendedores que querem abrir um e-commerce de moda infantil, quanto para aqueles que optaram por abrir uma loja física.

Quanto maior a frequência de entrega dos seus fornecedores, maior será a rotatividade do seu estoque. Logo, calcule o estoque mínimo da sua loja levando em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos. Assim, você conseguirá se planejar para ter sempre estampas lúdicas e atrativas que atendam a moda do momento. 

Ambiente atrativo

Sabemos que para as crianças, o visual conta, e muito! Quando se trata de criar uma loja de moda infantil, ter em mente que você precisará se planejar para criar um cenário de acordo com seu público-alvo é fundamental para o seu sucesso. Escolha uma decoração alegre e com personagens infantis conhecidos, com cores fortes e vivas, pensando sempre nos móveis, iluminação e nos componentes para fazer sua loja ser o mais divertida possível e com uma estética favorável. Além disso, não se esqueça que o lojista terá que atender tanto os pais das crianças quanto às crianças, que irão se interessar pelo produto vendido.

Por isso, avalie o espaço de circulação, faça adaptações para os clientes com necessidades especiais e faça provadores com espaço suficiente para a criança e para o seu acompanhante.

Já para os sites, essa dica não pode ser desprezada. Ter um site que conte com ferramentas divertidas, seja decorado e com cores vivas, também é válido. Isso irá prender a atenção da criança e influenciará diretamente o seu responsável. Além do seu site, você pode levar seu negócio digital para o Instagram ou outras redes sociais visuais. Assim, você conseguirá trabalhar na imagem da sua empresa ao postar vídeos e fotos dos seus clientes e passará às mães, maior confiabilidade. 

Além de tomar cuidados nessas etapas, se esforce para criar diferenciais atrativos exclusivos da sua loja. Essa dica irá inovar tanto o mercado de moda infantil física, quanto o mercado digital saturado. Essas inovações irão contribuir para agregar valor à sua marca, e até mesmo ser conhecida por aquilo que ninguém oferece. Atendimentos lúdicos, ferramentas divertidas, embalagens ou até mesmo brindes de brinquedos biodegradáveis e ecologicamente corretos.

E aí, está pronto para começar? Coloque a mão na massa e faça com que seu negócio decole!

Conte com a Paulimar, uma distribuidora atacadista que trabalha com as melhores marcas de roupas de bebê e infantil. Aqui no site você encontra uma grande variedade de modelos.

Segmento de moda infantil é mercado atrativo e crescente no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo