Verdades sobre o consumidor que você precisa aceitar em 2018

Verdades sobre o consumidor que você precisa aceitar em 2018

Não restam dúvidas: o comportamento do consumidor vem se modificando ao longo dos últimos anos e isso se deve ao fato de que o mesmo está tendo mais acesso a informação, tendo a possibilidade de comparar preços dos produtos e serviços que consome, bem como avaliar criteriosamente as condições comerciais e a reputação das mais diversas lojas, sejam elas físicas ou virtuais.

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Diante de tantas transformações, com consumidores antenados e padrões de consumo nitidamente alterados pela era tecnológica, você que é lojista precisa estar atento às exigências do consumidor moderno, que sabe muito bem o que quer e procura sempre pelo melhor.

Para tanto, é preciso aceitar as verdades sobre o consumidor para entrar em 2018 com o pé direito e com chances muito maiores de sucesso.

Veja quais são elas!

O consumidor está mais sensível e crítico

Não há como fugir, quando uma marca ou negócio se posiciona de uma forma que venha a ofender, distorcer ou denegrir a imagem de empresas do mesmo segmento ou até mesmo fazer anúncios e propagandas que refletem (na visão do consumidor) preconceito e discriminação de qualquer natureza, o mesmo não hesita em expor sua opinião e atacar fervorosamente aquilo que de algum modo o atingiu.

Por esse motivo, é preciso ter cuidado ao lidar com o tipo de informação que será transmitida ao público, estabelecer critérios para não perder credibilidade no mercado e manter a imagem do seu negócio intacta.

O consumidor está exigindo postura ética

Legalidade e ética sempre foram fatores importantes na condução de negócios, mas antes isso ficava restrito a algumas entidades, em especial as ONGs. Hoje a cobrança dos consumidores vai muito além: eles cobram diretamente das empresas que elas tenham uma postura digna e ética.

O que isso significa? Que é necessário adotar práticas no dia a dia que sejam condizentes com a cultura, missão e valores que foram estabelecidos pelas empresas, de forma que os consumidores não se sintam lesados e levianamente enganado pelas mesmas.

O consumidor clama por transparência e capacidade de diálogo

A proximidade com o cliente e a abertura de diversos canais de comunicação deixou de ser um diferencial, mas sim uma necessidade universal para todos os lojistas que desejam ter reconhecimento da sua marca e sucesso no empreendimento.

Sendo assim, se mostrar ativo, prestativo, procurar entender o que os consumidores buscam e se comunicar de maneira franca, aberta e transparente, principalmente nas redes sociais, talvez seja a forma mais eficaz de atrair e fidelizar clientes em um universo tão competitivo.

O consumidor adquiriu maior poder de negociação

O frenético crescimento das redes sociais e o volume gigantesco de informações disponíveis para ajudar o consumidor a fazer suas escolhas, somados a diversos outros fatores, causaram uma mudança significativa nas negociações entre empresas e clientes.

Antigamente, o consumidor não tinha muitas opções e pouco se falava sobre seus direitos. Hoje a realidade é bem outra, pois o poder de barganha está nas mãos do consumidor e só terão futuro as empresas que se adaptarem a essa condição, procurando atender de forma efetiva as necessidades e desejos do seu público.

Como você pode ver, existem verdades sobre o consumidor que você precisa aceitar em 2018. Afinal, você deseja ser o melhor no seu segmento, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo, acompanhe de perto a mudança de comportamento do consumidor!

Verdades sobre o consumidor que você precisa aceitar em 2018

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